Estamos noivos há:

Daisypath - Personal pictureDaisypath Anniversary tickers

Falta muito???

Daisypath - Personal pictureDaisypath Wedding tickers

terça-feira, 24 de abril de 2012

Economia na festa de noivado

Em sua definição o noivado é um compromisso social, onde o casal se compromete um com o outro, mas também com suas respectivas famílias, moral, pois para tal ambos devem ter muita maturidade, e também material, uma vez que a partir daquela data o casal irá se comprometer com os preparativos do casamento e reforma e/ou compra da futura casa.
Que fique muito claro que festa de noivado faz quem quer, não é algo obrigatório. Mas por experiência própria aconselho que o façam e aproveitem muito os anos ou meses que antecedem o casamento, todos os preparativos do noivado, chá de cozinha, chá de lingerie e casamento refletem a ansiedade gostosa de ser sentida e muito agradável de ser compartilhada com a pessoa que você escolheu para passar toda sua vida.
E para aqueles que assim como eu decidiram fazer sua festa de noivado, aqui deixarei algumas dicas de como organizá-la de modo econômico.
Tipo de festa
 
Em primeiro lugar é muito importante que você defina que tipo de festa pretende fazer: almoço, brunch, jantar, coquetel ou churrasco. Tendo isto em vista o próximo passo é o que irá definir todo o restante.
 
Quanto gastar
Agora os noivos devem sentar e calcular quanto poderão comprometer da sua renda mensalmente, seja para juntar dinheiro para o noivado ou então para fazê-lo e depois pagar.
Meu conselho é que se possível juntem uma quantia com pelo menos 3 meses de antecedência e não se comprometa com parcelas que ultrapassem mais que 3 meses da data da festa.
Definido o valor a ser gasto vamos para...
 
Lista de convidados
O noivado é uma festa mais intima e que, portanto deverão estar presentes somente as pessoas que fazem parte da história do casal, ou seja, familiares próximos, amigos incomuns e futuros padrinhos do casamento.
Sempre vai existir uma distinta pessoa que irá lembrar-se daquela tia lá do interior que você só viu quando tinha seis anos de idade e nem se lembra mais do nome, mas que jura de pé junto que ela nunca esqueceu de você e que sem sombra de duvidas você deveria convidá-la. Aff!!! Ninguém merece isso, mas queridos futuros noivos sejam categóricos ao montar esta lista e chamem de fato as pessoas que fizeram ou fazem a diferença na vida de vocês.
Lista pronta..... É hora de.... Cortar os nomes. ÃH, MAS COMO ASSIM????? Não sei se vocês são assim, mas minha primeira lista de noivado tinha pelo menos 100 pessoas, eu disse SÓ A MINHA, a do Ricardo era uma vergonha de pequena perto da que eu escrevi, para mim ali só continham nomes de pessoas que jurava ser muito próximas, mas quando parei para rever com o Ricardo percebi quantas pessoas poderiam ser tiradas agora, pois precisava economizar, e que poderiam e certamente serão inclusas na lista do casamento.
Sabe a distinta pessoa que irá lembrar da tia do interior, então, explique para ela, com bastante paciência e calma, que no momento é uma festa de noivado e portanto uma recepção mais intima, mas que na festa de casamento com certeza você irá convidá-la.
Ok, agora que temos uma lista de 10 a 80 pessoas vamos decidir o...
Local
Contratar um Buffet é sem duvida a opção mais fácil, mas ser mais fácil não significa ser mais barato, e de fato não é. Por isto opte por realizar sua festa em casa ou no salão de festas do condomínio, uma opção legal, caso você não more em condomínio, é pedir para um amigo locar o salão do seu prédio para você. Além disto contratar uma faxineira para organizar a bagunça é bem mais barato que contratar um Buffet ou alugar um salão.
Caso não haja solução e a opção seja mesmo locar um espaço, escolha uma data próxima a feriados ou durante a semana, no máximo na sexta-feira que a locação é mais em conta.
Cardápio
O cardápio é algo bastante pessoal e varia de acordo com o tipo de festa escolhido lá no início. O que se deve calcular muito bem é a quantidade de cada prato servido por convidado, o mesmo de vê ser feito com a bebida para evitar excessos.
Para doces eu já fiz um post que fala sobre isto, relembre.
Salgadinhos – 12 a 15 unidades/pessoa
Coquetel – 12 unidades/pessoa
Canapés – 12 a 15 unidades/pessoa
Entradas e pratos quentes – 1 por pessoa
Massas – 150 a 200 gramas/pessoa
Churrasco – 300 gramas/pessoa
Frutas – 150 gramas/pessoa
Cerveja – 1 litro por adulto
Refrigerante – 500 ml/pessoa
Esta é uma tabela simplificada, uma muito mais completa eu encontrei no site Tudo para sua festa, confere lá.
 
Decoração
A decoração do noivado deve ser singela, ou seja, sutil, discreta e principalmente sincera deixando transparecer todo o cuidado, amor e carinho que os noivos tiveram ao pensar e planejá-la.

Mesa do bolo e doces

 Mesa de lembrancinha

 Centros de mesa

Convites
Os convites deverão ser pensados segundo o numero de convidados. Caso o numero de convidados seja de até 30 pessoas é possível que o convite e a confirmação seja feita por telefone, você pode ainda pedir para que uma gráfica o faça, mas lembre-se estamos falando de noivado, ainda não é o casamento e portanto o convite deve conter informações claras, rápidas e simples.
Mas caso haja o interesse de economizar podemos pensar em enviá-los via email ou então você mesmo pode fazê-lo e imprimir em casa mesmo, foi o que fiz e deu super certo, imprimi coloridos em papel canson.
Lembrancinhas
Existe um post que fiz aqui no blog que fala sobre o assunto bem detalhadamente, clique aqui e relembre.
Futuros noivos queridos, espero sinceramente que tudo isto os tenha ajudado e colabore para uma grande economia. Caso precisem podem tirar duvidas aqui em baixo nos comentários ou me mandando emails.


Oro a Deus para que assim como o meu noivado, o seu seja repleto de alegria, amor, companheirismo, paz e principalmente da presença de Deus. Vale muito a pena.
Beijos
Fiquem na Graça e na Paz.
Ana Paula

2 comentários:

  1. Ótimas dias Ana !!
    http:marciaejandreson.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas… para ajuda las em um momento tão especial e importante faço várias novidades para casamento e festas em geral como plaquinhas divertidas, adereços, porta alianças, cabides, copinhos decorados entre outras coisas. Quem tiver interesse peça orçamento no e-mail mazercristiane@bol.com.br …. aguardo contatos. Ótimas festas a tds. Att. Cristiane

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar conosco sua opinião...
Para entrar em contato comigo utilize o email paulinha0802@gmail.com
Beijos no coração!
Ana